Du skal være logget ind for at markere afsnit som set. Log på eller tilmelding.
Sæsoner 4
Udgivelsesdato
Jan 05, 2017
Na estreia da 4ª série de Príncipes do Nada, começamos por Moçambique, onde ser albino é viver com medo. Medo da discriminação, da violência e de ser raptado. Os mitos associados à falta
.. show full overview
Na estreia da 4ª série de Príncipes do Nada, começamos por Moçambique, onde ser albino é viver com medo. Medo da discriminação, da violência e de ser raptado. Os mitos associados à falta de pigmentação na pele têm ditado o aumento dos casos de perseguições e assassinatos de pessoas com albinismo. Superstições que atribuem poderes mágicos aos órgãos e ossos de albinos alimentam um negócio macabro.
Depois, seguimos viagem até ao mercado de Bafatá na Guiné-Bissau. Guiados pelas cores, os cheiros e os sabores deste país, descobrimos o Projeto de Apoio à Intensificação da Produção Alimentar e Desenvolvimento Comunitário(PAIPA-DC). A iniciativa é da Cooperação Portuguesa que quer reforçar a capacidade de produção do país, promover a inclusão das mulheres nos negócios, diminuir a insegurança alimentar e a pobreza.
Udgivelsesdato
Jan 12, 2017
É no hospital de Bafatá, na Guiné-Bissau, que começa o 2º episódio da quarta série de Príncipes do Nada. Catarina Furtado e a sua equipa acompanham o dia-a-dia de uma pequena equipa
.. show full overview
É no hospital de Bafatá, na Guiné-Bissau, que começa o 2º episódio da quarta série de Príncipes do Nada. Catarina Furtado e a sua equipa acompanham o dia-a-dia de uma pequena equipa médica que não mede esforços para salvar vidas em condições, muitas vezes, adversas. Este é também o regresso da equipa de Príncipes do Nada ao hospital onde, em 2010, se colocou a primeira pedra para a construção de um bloco operatório.
De seguida, a equipa viaja até à remota vila de Adara, na costa oeste da ilha de Ataúro, em Timor-Leste. Para sobreviverem e criarem os filhos, as mulheres da vila ousaram mergulhar num território reservado aos homens: dedicaram-se à caça submarina. Margarida é a protagonista desta história que levou a equipa de Príncipes do Nada literalmente para dentro de água. A resiliência das mulheres timorenses mostra-nos como a luta pela igualdade de género neste país se continua a fazer todos os dias.
Udgivelsesdato
Jan 19, 2017
É o enfermeiro Juvenal, "a alma" da unidade de oncologia, quem nos começa por abrir as portas do hospital e falar da importante formação recebida em Portugal graças ao Programa Atenção
.. show full overview
É o enfermeiro Juvenal, "a alma" da unidade de oncologia, quem nos começa por abrir as portas do hospital e falar da importante formação recebida em Portugal graças ao Programa Atenção Integrada ao Doente Oncológico. O projeto, que começou em 2014, tem o apoio da Fundação Gulbenkian, e do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, e vem responder à necessidade de formar uma equipa multidisciplinar de qualidade, desde a fase de diagnóstico à fase de tratamento.
Seguimos depois para a Ilha do Príncipe, em São Tomé, onde conhecemos o Mestre Leandro, um senhor de 77 anos que ensina a arte da cestaria e da esteira na Roça Paciência.
Udgivelsesdato
Feb 02, 2017
O 4º episódio de Príncipes do Nada começa na Guiné-Bissau, no Bairro de Missira, onde Catarina e a equipa encontram Silas, um menino de 8 anos que sofre de paralisia cerebral. A mãe
.. show full overview
O 4º episódio de Príncipes do Nada começa na Guiné-Bissau, no Bairro de Missira, onde Catarina e a equipa encontram Silas, um menino de 8 anos que sofre de paralisia cerebral. A mãe conta que muitos tratam o filho como uma criança Irã, um espírito amaldiçoado.
Depois, seguimos até à Ilha do Príncipe, onde estão a ser implementados vários projetos de proteção da natureza, como o das tartarugas marinhas, que surgiu por iniciativa da Fundação Príncipe Trust com o objetivo de contrariar a realidade que indica que estes animais estão em vias de extinção.
Udgivelsesdato
Feb 09, 2017
Na Guiné-Bissau: o relato de Mariama, uma jovem vítima de casamento forçado, emociona Catarina e a sua equipa durante a estadia em Bafatá. Através do caso desta jovem, somos alertados
.. show full overview
Na Guiné-Bissau: o relato de Mariama, uma jovem vítima de casamento forçado, emociona Catarina e a sua equipa durante a estadia em Bafatá. Através do caso desta jovem, somos alertados para a cruel realidade de que, todos os anos, 15 milhões de meninas e jovens são forçadas a casar antes dos quinze.
Na Ilha de Moçambique (pela primeira vez, os Príncipes do Nada visitam esta ilha), Catarina e a sua equipa conhecem o projeto Cluster da Cooperação Portuguesa.
Udgivelsesdato
Feb 16, 2017
No sexto episódio de Príncipes do Nada, aterramos primeiro em Díli, Timor-Leste, para conhecer a Casa Vida, uma organização não governamental (ONG) dedicada às meninas e raparigas
.. show full overview
No sexto episódio de Príncipes do Nada, aterramos primeiro em Díli, Timor-Leste, para conhecer a Casa Vida, uma organização não governamental (ONG) dedicada às meninas e raparigas timorenses vítimas de abusos sexuais.
Depois, voamos até São Tomé e Príncipe. Aqui conhecemos Dulce, 63 anos, mãe de 10 filhos, que só agora vai à sua primeira consulta de ginecologia, graças ao "Saúde para Todos - Especialidades", projeto do Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF).
Udgivelsesdato
Mar 02, 2017
Catarina e a sua equipa acompanham na Ilha do Príncipe, em São Tomé, o trabalho diário de duas missionárias, Eufrosina e Maria da Conceição, da Congregação Irmãs Servas da Sagrada
.. show full overview
Catarina e a sua equipa acompanham na Ilha do Príncipe, em São Tomé, o trabalho diário de duas missionárias, Eufrosina e Maria da Conceição, da Congregação Irmãs Servas da Sagrada Família.
Nesta emissão, visitamos, com as irmãs, a Casa Betânia que acolhe idosos e outras pessoas em situação de pobreza ou deficiência.
Seguimos depois para Moçambique, para Monapo, na Província de Nampula. É lá que vamos conhecer o projeto Apoio à Criança da Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM), presente há 15 anos no município de Monapo.
Udgivelsesdato
Mar 02, 2017
No 8º episódio de Príncipes do Nada, a primeira paragem é em Moçambique, onde o Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA, do qual Catarina Furtado é Embaixadora de Boa Vontade)
.. show full overview
No 8º episódio de Príncipes do Nada, a primeira paragem é em Moçambique, onde o Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA, do qual Catarina Furtado é Embaixadora de Boa Vontade) tem implementado o programa Ação para as Raparigas Adolescentes. Nas províncias de Nampula e Zambézia, centenas de raparigas entre os 10 e os 24 anos estão a beneficiar deste projeto, cujo objetivo é assegurar o acesso à saúde sexual e reprodutiva.
Em Timor-Leste, na Ilha de Ataúro, somos surpreendidos pela Boneca de Ataúro, uma cooperativa de mulheres que costuram à mão diferentes artigos e que encontram aqui a sua forma de subsistência e valorização pessoal. Para muitas, este é o primeiro emprego. A conselheira da ONU, Maria do Céu Lopes da Silva, dá a cara na luta pela condição da mulher timorense e conta-nos que há mesmo quem só venha à ilha porque quer ver a boneca feita com os tecidos da terra.
Udgivelsesdato
Mar 16, 2017
São Tomé e Príncipe: com mais de metade da população a viver abaixo da linha de pobreza e muitas comunidades com dificuldades de acesso à Saúde e à Educação, é muito frequente raparigas
.. show full overview
São Tomé e Príncipe: com mais de metade da população a viver abaixo da linha de pobreza e muitas comunidades com dificuldades de acesso à Saúde e à Educação, é muito frequente raparigas santomenses de 14, 15 e 16 anos engravidarem. Deixam de ir à escola assim que a barriga se faz notar, ficam dependentes dos companheiros e, em pouco tempo, tornam-se mães de 4 e 5 filhos, com graves dificuldades de subsistência.
A próxima paragem é a Guiné-Bissau, onde a taxa de mortalidade em crianças até aos 4 anos está entre as piores do mundo: 55 mortes por cada 1000 nascimentos. A mortalidade materna traduz também números gritantes já que, no geral, os partos não têm a devida assistência. O projeto Tabanka Ku Saudi, da organização não governamental VIDA - Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento Africano -, é apoiado pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua e atua há mais de 20 anos na Guiné, onde reforça o sistema de saúde.
Udgivelsesdato
Mar 23, 2017
Em todo o mundo, mais de 200 milhões de meninas e mulheres foram sujeitas a alguma forma de mutilação genital feminina (MGF). A prática existe em cerca de 50 países do mundo, com maior
.. show full overview
Em todo o mundo, mais de 200 milhões de meninas e mulheres foram sujeitas a alguma forma de mutilação genital feminina (MGF). A prática existe em cerca de 50 países do mundo, com maior incidência no continente africano. No caso da Guiné-Bissau, país onde começamos o último episódio desta série do programa Príncipes do Nada, a excisão é feita somente pelas comunidades islamizadas.
O nosso último destino nesta série é Timor-Leste. Em Same, no município de Manufahi, encontramos o casal de professores portugueses, Liliana Ferreira e Pedro Peixoto, que fazem parte da equipa do projeto Formar Mais - Formação Contínua de Professores, que conta com o apoio do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.
Liliana ensina português, Pedro dá aulas de Cidadania e Desenvolvimento Social.
I tilfælde af manglende afsnit eller bannere (og de findes på TheTVDB) kan du forespørge en automatisk fuld opdatering af serien:
Forespørg opdatering af serie
Opdatering anmodet