Para dar nome às coisas
SOSEP206 - Nomeie, ritualize e recomece (5x54)
Fecha de emisión: Nov 01, 2023
Eram duas pessoas sentadas numa muretinha de uma cidade praiana. Uma delas dizia que tinha terminado uma relação há algum tempo, mas ainda não conseguia fechar a porta. Aquela que existia do lado de dentro.
O amigo, depois de escutar a história, tirava um bloco de notas do bolso e pedia para ela escrever tudo que estava difícil de deixar pra trás. Ela fazia. Então eles iam para casa de um deles e colocava fogo no papel. Era um ritual de despedida.
Lembro de ver essa cena e primeiro achar bonito e significativo.
Depois de alguns anos achar raso e superficial, porque ninguém desapega por queimar um papel. E por último achar que aquilo era a representação de um primeiro passo.
Ritualizar não muda o cenário, mas muda a intenção. Muda a clareza. Eu não percebi isso vendo o filme, mas ouvindo a minha intuição que um dia - anos mais tarde - disse: "escreve uma carta e guarda no fundo da gaveta. Só abre se isso que você teme acontecer" Naquele dia levantei do sofá com coragem.
- Estrenada: Ago 2019
- Episodios: 302
- Seguidores: 0
- En emisión
- Desconocido
- a las 0